Vigilância sanitária em eventos: quais cuidados devo tomar?

Ainda não sabe quais cuidados tomar com a vigilância sanitária em eventos? Não se preocupe, neste artigo você encontrará as respostas para essa pergunta.

De início, é preciso entender a importância de fazer um bom planejamento anterior, para que tudo saia conforme o esperado.

No entanto, em período de pandemia (como no cenário atual), essa organização deve ser ainda maior, levando em consideração o distanciamento social, uso de máscara obrigatório, fornecimento de álcool em gel, entre outros aspectos sanitários.

Dessa forma, é preciso lembrar ainda, das condutas estabelecidas pela Anvisa e demais órgãos fiscalizadores. Se efetivadas, você terá não só o êxito de um evento bem produzido, mas de assegurar a saúde de todos e o cumprimento das normas.

Afinal, sabemos que, em geral, os eventos são organizados pelos profissionais relações-públicas, que também conduzem a imagem dos clientes, e demonstrar aplicação prática do que é pedido pela Vigilância Sanitária é uma forma de oferecer credibilidade.

Sendo assim, selecionamos alguns desses principais aspectos em que você precisa estar atento para a produção do evento. Confira a seguir:

1. Esteja preparado para uma fiscalização

A primeira dica é um pouco óbvia, mas não custa destacar: esteja preparado para uma fiscalização. Além dos diversos detalhes um evento, sua atenção também precisa estar focada em aspectos como higienização local.

Isso pode evitar possíveis contratempos, que podem ir desde inspeções sanitárias, até a necessidade de emergência nas consultas e atendimento médico.

Por isso, verifique bem os critérios que a Anvisa e órgão fiscalizador local utilizam para avaliação, e práticas de boa conduta.

2. Faça uma boa escolha do local

Ainda levando em conta o cenário atual, a escolha do ambiente é fundamental. Isso porque:

  •  O local deve ser aberto e bem arejado;
  • Deve haver limpeza frequente dos espaços internos (entre local de reunião das pessoas, banheiros, mesas e tudo mais);
  • Se possível, realizar testes frequentes nos colaboradores;
  • No local, deve haver um espaço para armazenamento de alimentos, com álcool em gel, água e sabão por perto.

Esses e outros detalhes serão essenciais na hora de fazer a sua escolha do ambiente, já que é necessário um maior rigor nas aplicações de higiene.

3. Faça uma checagem de regulamentação

Se possível, é importante checar se o local escolhido mantém a regulamentação em dia com a Vigilância Sanitária. Isso porque, a licença oferece maior garantia de biossegurança.

Além disso, o registro de produtos, inclusive de alimentos a serem oferecidos precisa ser verificado e os mesmos bem armazenados, a fim de evitar riscos de saúde aos consumidores.

Os riscos de contaminação existem, e por isso, o ideal é estar atento até na limpeza correta dos utensílios de cozinha.

Por fim, o ideal é contratar uma consultoria especializada em vigilância sanitária, a fim de oferecer todas as coordenadas necessárias para que o ambiente esteja apto para receber convidados nas melhores condições sanitárias.

A Santé: Excelência em Vigilância Sanitária

A Santé oferece serviços de consultoria, assessoria e treinamentos voltados para assegurar a qualidade nos produtos/serviços da sua empresa, bem como a saúde dos funcionários, colaboradores e clientes.

Da mesma forma, cuidamos da parte administrativa, que vão desde análise de propostas para atuação no mercado, até organização, planejamento e preparo interno da sua empresa.

Nesse sentido, contamos com uma equipe especializada em Vigilância Sanitária, que oferecerá todo o suporte necessário para a construção de uma imagem sólida no mercado.

No mais, para agendar a sua consultoria entre em contato conosco:

• Fone: (83) 3045-0997

• E-mail: contato@santeconsultoria.com.br

Caso você verifique alguma irregularidade entre em contato com os órgãos fiscalizadores. Para mais informações sobre registro de produtos, consulte a Anvisa.