Qual é a importância da utilização correta do rótulo nutricional?

Você já deparou com a quantidade de informações contidas no rótulo nutricional de um produto?

Isso mesmo. Quando você compra um alimento e deseja ver quantas calorias ele possui, sua validade, se contém muitos carboidratos, ou até mesmo, se há lactose em sua composição, como no caso das pessoas que possuem intolerância, por exemplo, você confere a tabela nutricional.

Dessa forma, essas informações são importantes inclusive, para que as pessoas possam administrar dietas e alimentos adequados para a sua ingestão.

Além do principal: o rótulo nutricional é fundamental para que o consumidor saiba o que está ingerindo e tomar as devidas precauções, afinal, é um direito dele.

Você possui um negócio no ramo alimentício? Ou é um consumidor e deseja saber a importância de um rótulo nutricional adequado? Continue lendo a matéria. Você entenderá:

  • O que deve conter na rotulagem nutricional?
  • Qual é a importância da utilização correta do rótulo nutricional?
  • Como se destacar no mercado através do uso correto do rótulo?

Confira a seguir esses três aspectos que podem diferenciar o seu negócio, fazer com este esteja adequado às normas de vigilância sanitária, e ainda construir uma relação de credibilidade com o seu cliente:

1. O que deve conter na rotulagem nutricional?

Rótulo nutricional. Imagem: Igara

Existem alguns produtos que possuem uso obrigatório da tabela nutricional. Segundo a Anvisa, em geral, os alimentos produzidos, comercializados e embalados, devem manter o rótulo nutricional adequado às normas estabelecidas.

 Mas afinal, o que deve conter no rótulo nutricional desses alimentos? Confira abaixo alguns dos itens:

  • Ingredientes;
  • Validade;
  • Fabricante;
  • Valor energético e nutrientes (como o de carboidratos, gorduras, proteínas, etc);

Vale ressaltar também, que caso haja na composição produtos como laticínios, amendoim, glúten, entre outros, que podem ser ofensivos para alergias específicas, é importante informar no rótulo nutricional, portanto, de forma clara e objetiva.

Confira a resolução da Anvisa para rótulo nutricional, a RDC Nº 360: https://bit.ly/2WRteoi.

2. Qual é a importância da utilização correta do rótulo nutricional?

Consumidora analisando o rótulo nutricional. Imagem: EsBrasil

A utilização correta do rótulo nutricional está diretamente ligada com a saúde da população, portanto, é importante para que o consumidor saiba o que está ingerindo.

Ou seja, tanto em informações relacionadas a sua produção (como dever do fabricante), quanto para que possa utilizar de forma adequada na composição de sua dieta (como no caso de doenças, por exemplo).

Por isso, é importante manter a sua equipe de trabalho informada, através de treinamentos, por exemplo. Além disso, manter uma consultoria especializada em vigilância sanitária, que possa acompanhar os processos nos órgãos fiscalizadores, é uma forma de manter a adequação a essas normas.

3. Como se destacar no mercado através do uso correto do rótulo?

Análise do rótulo nutricional. Imagem: Sozcu

Além de ser um dever da empresa, estar de acordo com as normas exigidas pela Anvisa e demais órgãos de vigilância sanitária, é uma forma de se destacar no mercado.

Sendo assim, isso ocorre devido à conquista de maior confiança pelos seus clientes e o alcance de uma imagem de credibilidade da sua empresa.

Além disso, é somado ao fato de haver um compromisso com a segurança e a saúde dos seus clientes – que é proporcionada pela utilização correta da rotulagem nutricional.

Por fim, o rótulo ainda é uma forma de demonstrar a sua marca, e os benefícios de consumo daquele alimento.  

A Santé – Consultoria em Vigilância Sanitária

Os serviços de consultoria da Santé têm o objetivo de auxiliar a sua empresa a estar de acordo com as normas estabelecidas por órgãos de Vigilância Sanitária e Anvisa.

Portanto, contamos com uma equipe especializada em treinamentos e consultoria em Vigilância Sanitária, incluindo empresas do ramo alimentício.

Para agendar a sua consultoria entre em contato conosco:

• Fone: (83) 3045-0997

• E-mail: contato@santeconsultoria.com.br

Caso você verifique alguma irregularidade entre em contato com os órgãos fiscalizadores. Para mais informações sobre registro de produtos, consulte o site da Anvisa: http://portal.anvisa.gov.br/