Quais são os benefícios das Boas Práticas de Fabricação?

Independente da área de atuação da sua empresa, seja saúde, farmacêutica, ou até mesmo, o ramo alimentício, assegurar a qualidade e segurança do produto ou serviço que está sendo adquirido pelo consumidor, é um dever incluso no Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF).

Por isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) possui, como um dos documentos exigidos para que você abra o seu negócio, o Manual de Boas Práticas de Fabricação.

Continua com dúvidas? Continue lendo! Nesse artigo abordaremos os seguintes fatores a respeito das Boas Práticas de Fabricação:

  • O que são?
  • Para que serve?
  • Quais são os benefícios?

Confira a seguir:

O que são?

As Boas Práticas de Fabricação são todas as ações de uma empresa com intuito de garantir que o produto final esteja adequado para a utilização e/ou consumo do cliente.

Sendo assim, essas normas, estabelecidas pela Anvisa, se diferenciam para cada área. Por exemplo, no ramo alimentício, os cuidados vão desde a higienização do ambiente e dos funcionários, até o preparo e distribuição dos alimentos, para que possuam qualidade atestada.

Para que serve o Manual de Boas Práticas de Fabricação?

O Manual de Boas Práticas comprova essas práticas internas. Sendo assim, serve para que a Anvisa tenha um controle do cumprimento dos estabelecimentos às regras impostas, e como consequência, para evitar possíveis danos à saúde da população como um todo.

Isso porque, ainda no caso do ramo alimentício, por exemplo, a ingestão de alimentos mal produzidos, ou fora do prazo de validade, pode causar intoxicação, e, portanto, diversas doenças.

Por fim, quando produzido o documento, um dos itens a serem abordados, é o processo de produção e fabricação em geral, através da construção dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP), que deve ser descrito e cumprido, inclusive levando em consideração, os casos de fiscalização.

Portanto, o processo de construção desse documento envolve uma padronização, isto é, com regras que influenciam diretamente os bons resultados do seu negócio.

Quais são os benefícios das Boas Práticas de Fabricação?

Um dos principais benefícios da aplicação correta das Boas Práticas de Fabricação, é a credibilidade que o seu negócio ganhará diante dos clientes.

Isso porque, a confiança de um estabelecimento que está de acordo com as leis e normas vigentes, e se preocupa com o consumidor, como consequência uma imagem positiva. Portanto, são pontos cruciais para a fidelização de clientes.

Além disso, quando construído o manual e adotadas as Boas Práticas, também há uma organização interna do estabelecimento, que pode ser importante até mesmo para minimizar os gastos-padrão, assim como os desperdícios.

Por fim, outro fator importante, é a segurança de colaboradores e de toda a equipe, minimizando também os riscos.

A Santé – Consultoria em Vigilância Sanitária

A Santé desenvolve projetos em Boas Práticas de forma exclusiva para o seu negócio, que vão desde análise de propostas para atuação no mercado, até organização, planejamento e preparo da sua empresa para fiscalização.

Dessa forma, contamos com uma equipe especializada em Vigilância Sanitária, incluindo empresas do ramo da saúde, alimentos, entre outros.

Ademais, para agendar a sua consultoria entre em contato conosco:

• Fone: (83) 3045-0997

• E-mail: contato@santeconsultoria.com.br

Caso você verifique alguma irregularidade entre em contato com os órgãos fiscalizadores. Para mais informações sobre registro de produtos, consulte a Anvisa.