Por que investir na capacitação em Vigilância Sanitária?

Você possui uma empresa na área de saúde, mas ainda não adequou a sua equipe à capacitação em vigilância sanitária?

Continue lendo essa matéria e saiba:

  • Por que investir na capacitação em vigilância sanitária de funcionários e colaboradores?
  • Qual é a importância de manter seus funcionários cientes das novas exigências da Anvisa?
  • Como o planejamento em equipe é eficaz para o sucesso da sua empresa?
  • 3 dicas para efetuar um treinamento de sucesso

Independente do ramo profissional, seja hospital, farmácia, salão de beleza, clínica de estética, ou até mesmo, os serviços de alimentação, o que esses negócios têm em comum, é o envolvimento e responsabilidade diretos com a saúde e o bem-estar do cliente – afinal, a satisfação do mesmo corresponde à qualidade do serviço que lhe é proposto.

Contudo, é a partir desse âmbito que os cuidados sanitários são inseridos.

Dessa forma, o mercado pede cada vez mais um diferencial à sua empresa e aos colaboradores como um todo. Portanto, estar ciente das regras da Anvisa é uma delas, principalmente, em uma época de pandemia.

É por isso que, investir na capacitação de funcionários e gestores para estarem de acordo com as normas da Anvisa e da vigilância sanitária local, é imprescindível para o sucesso do seu negócio.  

Por isso, selecionamos 3 dicas para efetuar um treinamento de sucesso, a fim de que haja uma melhoria nos resultados e na imagem da sua empresa, confira:

1. Faça um planejamento para fiscalização em vigilância sanitária

Imagem: consultora de alimentos. Disponível em: https://bit.ly/3eRCRvd

Os colaboradores são a alma de um negócio. Por isso, fazer um planejamento para fiscalização sanitária em equipe, é importante para que todos estejam cientes das necessidades e riscos, procurando evitá-los com sua parte, diante da função que lhe foi estabelecida.

Fazer um planejamento diário, semanal ou mensal acerca da higienização local, utilização e troca de uniformes, limpeza e troca de equipamentos, organização dos documentos que comprovem a regularização local, e aptidão para os serviços, entre outras especificidades do seu negócio.

Por exemplo, se você possui um salão de beleza, é necessário fazer um planejamento de higienização, – que, nesse caso, deve ser feita para cada cliente – a partir da troca de materiais descartáveis, esterilização de alicates, tesoura, entre outros.

Já no caso de um restaurante, o planejamento de análise de validade de produtos, por exemplo, também deve ser detalhado, a fim de que a saúde do cliente esteja assegurada, bem como a credibilidade do seu negócio.

2. Promova reuniões frequentes para avaliar os resultados

Imagem: Nederlandse Social Media Academie (NSMA)

Ademais, depois de feito o planejamento e estabelecidas as metas em equipe, promova reuniões frequentes para avaliar os resultados.

Portanto, é nesse momento que haverá troca de experiências e sugestões sobre os procedimentos realizados, até mesmo para que ocorra uma alteração desejável, sendo uma motivação para contribuição em grupo.

Vale ressaltar ainda, que esse conhecimento, também é importante para que os colaboradores se previnam em relação aos possíveis riscos, e mantenham sua saúde assegurada.

3. Contrate uma empresa especializada em cursos e treinamentos

Imagem: Secad

Ademais, todo esse processo não adiantará em nada, se não houver um Manual de Boas Práticas interno da empresa, assim como, um conhecimento prévio do que deve ser seguido.

Além disso, ter a garantia de um serviço eficiente, que não cause problemas futuros a sua empresa, e que adicione valor ao seu serviço e às competências dos seus colaboradores, são benefícios necessários à sua empresa.

Por isso, contratar uma empresa especializada em consultoria, e cursos e treinamentos específicos na área de vigilância sanitária é imprescindível para aperfeiçoar o desempenho geral da equipe.

Por fim, apesar de ser comum a ideia de tentar resolver todas as questões sanitárias, ou como conduta de boa parte das empresas, a falta de conhecimento na área, pode acarretar em resultados negativos para o negócio, para os colaboradores, e para os clientes.

A Santé Consultoria

A Santé possui o melhor conteúdo voltado para aumentar o desempenho da sua equipe.

Sendo assim, em nossos serviços estão inclusos cursos e treinamentos para colaboradores, consultoria e assessoria especializadas, registro de produtos, elaboração do Manual de Boas Práticas, e muito mais. Para isso, contamos com uma equipe especializada em Vigilância Sanitária.

Agende já a sua consultoria. Entre em contato conosco:

• Fone: (83) 3045-0997

• E-mail: contato@santeconsultoria.com.br

Ademais, caso você verifique alguma irregularidade entre em contato com os órgãos fiscalizadores. Para mais informações sobre registro de produtos, consulte o site da Anvisa: http://portal.anvisa.gov.br/