O que é POP e para que serve?

Você conhece a importância dos POP’s para a sua empresa? Ainda não? Continue lendo a matéria!

Provavelmente, você deve ter ouvido falar dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP’S) na busca de agregar qualidade de produtos e serviços ofertados, assim como na regularização correta da sua empresa e no aumento de credibilidade no seu negócio.

Se esse foi o motivo de sua busca, você está no caminho certo!

Sendo assim, esses procedimentos possuem grande importância na produção e execução de atividades da sua empresa, fazendo parte do Manual de Boas Práticas, a partir de um planejamento e organização operacional.

Para melhor entendimento, selecionamos alguns tópicos sobre o que é, para que serve, e como deve ser feita a elaboração de um POP. Confira a seguir:

O que é POP?

Foto: (Reprodução/Pixabay)

O chamado o POP, é um dos documentos requisitados pela Vigilância Sanitária para a abertura de uma empresa, detalhando e descrevendo o processo de atividades da empresa, materiais utilizados, os devidos cuidados e demais informações de garantia de qualidade do produto que será ofertado.

Os POP’s são, basicamente, o roteiro padronizado, que pretende atingir o nível de qualidade necessário às Boas Práticas de Fabricação.

Nesse sentido, eles devem ser produzidos em sequência e padrão, bem como constantemente revisados e analisados, a fim de atualizar essas particularidades e executar, de fato, essas ações na empresa.

Sendo assim, quando houver algum defeito por exemplo, há a possibilidade de correção a partir da verificação dos documentos, provendo segurança ao consumidor e conformidade com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para que serve o POP?

Foto: (Reprodução/Pixabay)

O principal objetivo dos POP’S é gerar um padrão que conduza essas atividades da empresa, e norteie os colaboradores, a fim de que as falhas sejam as menores possíveis, e a qualidade final seja garantida.

Portanto, eles também são importantes para que sejam indicadas recomendações para colaboradores, assim como para a conduta na realização dos serviços, resultando em otimização e desempenho.

O que é preciso para elaborar um POP?

Foto: (Reprodução/Pixabay)

O ideal é que os Procedimentos Operacionais Padrão, sejam construídos por profissionais especializados em conjunto com a equipe de gestão da empresa. Além disso, deve conter as devidas informações e instruções de forma objetiva e de fácil entendimento, para que todos os funcionários se adaptem e reproduzam.

Nesse processo, deve haver:

  • Nome do POP;
  • Descrição detalhada de atividades;
  • Categoria de acordo com os setores da empresa;
  • Anexo em documentos como Manual de Boas Práticas.

No ramo alimentício, devem ser instaurados alguns elementos de POP, visando assegurar a eficácia total, como higienização local e de equipamentos, controle de vetores e pragas urbanas, e saúde e higienização de manipuladores.

A Santé – Consultoria em Vigilância Sanitária

A Santé realiza a elaboração de POP’s de forma exclusiva para o seu negócio, que vão desde análise de propostas para atuação no mercado, até organização, planejamento e preparo interno da sua empresa.

Dessa forma, contamos com uma equipe especializada em Vigilância Sanitária, incluindo empresas do ramo da saúde, alimentos, entre outros.

Ademais, para agendar a sua consultoria entre em contato conosco:

• Fone: (83) 3045-0997

• E-mail: contato@santeconsultoria.com.br Caso você verifique alguma irregularidade entre em contato com os órgãos fiscalizadores. Para mais informações sobre registro de produtos, consulte a Anvisa.