Como manter o seu negócio adequado às regras da Vigilância Sanitária?

Uma das preocupações de muitos empreendedores é, de fato, a de como manter o seu negócio adequado às normas e determinações das Vigilâncias Sanitárias.

Isso porque, casos de inspeção e fiscalização sanitária podem ser um problema para essas empresas.

Porém, o fato não precisa ser um problema se você adota uma cultura de organização e boas práticas no seu empreendimento. Atualmente, além dos órgãos fiscalizadores, tanto o mercado, quanto os consumidores, cobram das empresas níveis cada vez mais altos de qualidade em seus produtos e serviços. 

É por isso também que os investimentos, através da contratação de auxílios por profissionais especializados no ramo, são muito importantes.  

Além disso, manter o seu negócio adequado às regras da Vigilância Sanitária é o mesmo que agregar qualidade, segurança e eficiência à imagem da empresa. Isso gera credibilidade e confiabilidade nos seus clientes, fornecedores, parceiros e nos próprios órgãos públicos reguladores. 

Por exemplo, no ramo da beleza, todo o cuidado é importante na hora de manusear os instrumentais, materiais e equipamentos, em especial quanto à biossegurança. Através de medidas cotidianas de esterilização, limpeza e desinfecção é possível evitar contaminações que possam provocar prejuízos aos usuários, e assegurar excelentes resultados aos serviços prestados.

Sendo assim, selecionamos 3 dicas para manter o seu negócio em dia com a Vigilância Sanitária. Confira:

1. Estabelecimento limpo e organizado

Imagem: higienização das mãos com água e sabão.

Independente da área, um dos principais requisitos exigidos pela Vigilância Sanitária, é a limpeza e a organização do ambiente, bem como a ventilação e iluminação local.

Isso porque, essas regras são necessárias para o bem-estar não só dos clientes, mas também dos funcionários e colaboradores que ali trabalham. Além disso, o armazenamento de produtos também precisa estar em ambiente de acordo com a temperatura e umidade devidas.

O descarte adequado de resíduos também contam como uma forma de sustentabilidade no seu negócio, portanto, ao separá-los você não só fará bem para o meio ambiente, como para o seu próprio negócio.

Vale salientar também, que todas as áreas possuem uma identificação com finalidade específica, de acordo com as normas de utilização, que devem ser seguidas à risca e são disponibilizadas pela Vigilância Sanitária através de suas normas.

2. Realizar consultoria e treinamentos periódicos

Imagem: reunião de funcionários e colaboradores.


Após passar por todo o processo necessário para obter a adequação perante a Vigilância Sanitária, e regularizar a empresa para funcionamento, as fiscalizações passarão a ser realizadas com frequência, e os seus serviços e produtos devem manter-se sempre regulares.

Por isso, conhecer as regras e investir em treinamentos e cursos periódicos para os seus colaboradores e gestores, é importante para uma maior capacitação da equipe e crescimento da empresa. Ou seja, esses fatores contarão para que haja conhecimento e aplicação das normas necessárias, e a consultoria com empresas especializadas é fundamental nesse processo.

Por fim, conhecer essas regras também é importante para aperfeiçoar o desempenho de cada funcionário na execução dos serviços, assim como o estímulo à troca de experiências entre os mesmos.

3. Mantenha sempre a documentação adequada e atualizada, e elabore rotinas

Imagem: análise de documentos e/ou contratos.

Ter a documentação adequada e atualizada em mãos, é importante em possíveis casos de inspeção, e/ou clientes que, em seu direito, desejem averiguar a situação sanitária do local. Por isso, todo o planejamento é benéfico.

Além disso, adotar rotinas que promovam organização e qualidade na empresa, inclusive com a realização de auditorias internas periódicas, são medidas necessárias para garantir que tudo esteja em ordem.

É importante ressaltar que, em geral o não cumprimento dessas normas e atividades, pode acarretar problemas fiscalizatórios para a sua empresa. Esses problemas vão desde os mais simples, como advertências, até os mais graves, como multas e interdições. Se você mantiver o seu negócio adequado às normas, pode ficar tranquilo para crescer no mercado e expandir a sua empresa.

A Santé – Consultoria em Vigilância Sanitária

Os serviços de consultoria da Santé tem o objetivo de auxiliar a sua empresa a estar de acordo com as normas estabelecidas por órgãos de vigilância sanitária e Anvisa.

Para isso, contamos com uma equipe especializada em treinamentos e consultoria em Vigilância Sanitária.

Para agendar a sua consultoria entre em contato conosco:

• Fone: (83) 3045-0997

• E-mail: contato@santeconsultoria.com.br

Caso você verifique alguma irregularidade entre em contato com os órgãos fiscalizadores. Para mais informações sobre registro de produtos, consulte o site da Anvisa: http://portal.anvisa.gov.br/