Como garantir a qualidade dos produtos da sua empresa?

A garantia do fornecimento adequado e a devida segurança e qualidade dos produtos da sua empresa é uma das necessidades que precisam ser levadas em consideração por qualquer empresa.

Por isso, se você se questiona como garantir a qualidade dos produtos da sua empresa, continue lendo! Nesse artigo você entenderá alguns aspectos primordiais para isso.

Primeiramente, não há como negar que apenas uma boa gestão é capaz de fazer você chegar a essa pergunta.

Nesse sentido, quando começamos a identificar qual é a missão da nossa empresa e o que ela tem a oferecer que possa torná-la uma marca sólida e de destaque no meio de toda a concorrência, sabemos que esse é o caminho certo para o alcance do sucesso.

E pensar no cliente, no seu público, não se trata apenas de marketing, mas de compromisso, ética e profissionalismo e isso gera um retorno muito poderoso: a credibilidade de mercado.

Portanto, independente se o seu nicho são alimentos, beleza, medicamentos… qualquer área que envolva saúde deve cumprir com algumas regras antes de levar um produto ou serviço à venda. E para te ajudar, selecionamos algumas formas de garantir a qualidade dos produtos da sua empresa, confira a seguir:

1. Esteja atento às normas da Anvisa

Crédito de imagem: Pixabay

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é a responsável pela fiscalização, normas e efetivação dos cuidados com a saúde em estabelecimentos e produtos. Antes de colocar um produto no mercado, ele precisa estar autorizado, registrado ou notificado na Agência.

O objetivo principal é prevenir riscos à saúde da população, e auxiliar as empresas públicas e privadas através de um conjunto de normas que possam reger o negócio e fomentar as boas práticas.

Dessa forma, não apenas os gestores devem estar atentos às normas da Anvisa, mas os próprios colaboradores devem ter o conhecimento necessário para desempenhar, em suas funções, um maior controle de qualidade.

2. Faça um monitoramento dos resultados

monitoramento dos resultados
Crédito de imagem: Pixabay

Fazer um monitoramento dos resultados é essencial para verificar as etapas, apontar erros e assim, poder solucionar os problemas.

Afinal, os erros são comuns em toda a parte, mas fazer uma verificação interna é primordial para que eles diminuam, e os efeitos sejam reduzidos. Esse processo deve ser feito constantemente, e/ou até ser apontado pelos próprios colaboradores, que podem apontar novas sugestões em reuniões de alinhamento.

O importante é apontar as necessidades dos clientes, prevenir as falhas e buscar melhorias.

3. Planejamento e organização de demanda

planejamento e organização
Crédito de imagem: Pixabay

Após identificar os erros e ajustá-los conforme a necessidade do cliente, é preciso fazer um bom planejamento e organização geral, inclusive da demanda, e identificar as possíveis melhorias de qualidade – processo esse que deve ser feito regularmente.

Nesse sentido, desde as primeiras ideias, processo, até o produto, tudo deve ser bem organizado em prol dessa garantia de qualidade e eficiência, atendendo aos requisitos impostos e ao aspecto funcional.

Por fim, não esqueça: inovação, qualidade e saúde andam juntas, e permitem que o cliente desenvolva o que o vendedor mais espera: a satisfação de atender as necessidades do mesmo e gerar confiança e fidelização de mercado.

A Santé: Consultoria em Vigilância Sanitária

A Santé oferece serviços de consultoria assessoria e treinamentos voltados para assegurar a qualidade nos produtos/serviços da sua empresa, bem como a saúde dos funcionários, colaboradores e clientes.

Da mesma forma, cuidamos da parte administrativa, que vão desde análise de propostas para atuação no mercado, até organização, planejamento e preparo interno da sua empresa.

Nesse sentido, contamos com uma equipe especializada em Vigilância Sanitária, que oferecerá todo o suporte necessário para a construção de uma imagem sólida no mercado.

Ademais, para agendar a sua consultoria entre em contato conosco:

• Fone: (83) 3045-0997

• E-mail: contato@santeconsultoria.com.br

Caso você verifique alguma irregularidade entre em contato com os órgãos fiscalizadores. Para mais informações sobre registro de produtos, consulte a Anvisa.