3 dicas para gestão de Boas Práticas na área de alimentos

Você possui um negócio na área da alimentação? Continue lendo a matéria e saiba mais sobre gestão de Boas Práticas!

Quando falamos em gestão de serviços de alimentação, entendemos o quanto essa área necessita de um maior cuidado, segurança e qualidade, afinal, envolve diretamente a saúde da população.

Nesse sentido, a Anvisa tem participação fundamental na prevenção de riscos, doenças, e possíveis malefícios, a partir da disposição de regulamentos, que devem ser cumpridos. E é sobre isso que falaremos nesse artigo!

Preparamos 3 dicas fundamentais para aplicar na prática uma boa gestão de Boas Práticas em serviços de alimentação. Confira a seguir:

1.   Conheça a sua empresa

Pode parecer algo óbvio, mas acredite: muitos proprietários ainda não conhecem a sua empresa o suficiente, e o processo de organização interna torna-se então, mais difícil.  

Por isso, o primeiro passo para uma boa gestão de Boas Práticas em serviços de alimentação, é conhecer a sua empresa e sua equipe. Partindo das principais premissas de organização, estrutura, planejamento, serviços, funções e colaboradores, e até mesmo o cardápio, que como conjunto formam o negócio.

Afinal, como você pode exigir boas práticas, se não pode dar esse exemplo?

2. Capacite os funcionários e colaboradores

Tendo a sua capacitação formada, é importante treinar os funcionários. Ofereça cursos regularmente, com aprendizado teórico e prático, que possam ampliar o conhecimento desses colaboradores.

Além disso, é essencial elaborar reuniões de aprimoramento em equipe, receber contribuições, sugestões e feedbacks de clientes e conversar sobre melhorias e assim, fazer mudanças e adaptações necessárias na sua empresa, restaurante e/ou qualquer estabelecimento.

O Manual de Boas Práticas, nesse caso, é necessário para comprovar as práticas internas de produção e norteá-las com base nos Procedimentos Operacionais Padrão (POP).

 3. Adquira uma boa consultoria

Nem sempre estamos a par dos processos administrativos, documentos, e regulamentação geral necessária para a Vigilância Sanitária.

Por isso, é importante adquirir uma boa consultoria através de uma empresa que auxilie diretamente na área, e ofereça um suporte especializado, a fim de minimizar riscos, ajustar o manual interno da empresa, e o principal, estudar bem o formato trabalhado no seu negócio de forma personalizada.

A Santé – Consultoria em Vigilância Sanitária

A Santé oferece serviços exclusivos para a área de alimentos, voltados para a saúde e segurança na qualidade da produção e dos produtos, bem como na parte administrativa, indo desde análise de propostas para atuação no mercado, até organização, planejamento e preparo interno da sua empresa.

Nesse sentido, contamos com uma equipe especializada em Vigilância Sanitária, que oferecerá todo o suporte necessário para a construção de uma imagem sólida no mercado.

Ademais, para agendar a sua consultoria entre em contato conosco:

• Fone: (83) 3045-0997

• E-mail: contato@santeconsultoria.com.br

Caso você verifique alguma irregularidade entre em contato com os órgãos fiscalizadores. Para mais informações sobre registro de produtos, consulte a Anvisa.